Feeds RSS

domingo, 25 de abril de 2010

Que pensam do monumento ao 25 de Abril?



5 comentários:

Maria Clarinda Moreira disse...

Porquê 25 Abril?

Porque as plantas que não regamos morrem estioladas.

36 anos depois de uma primavera de esperanças começa a sobrar uma história em que os mais novos têm dificuldade em compreender, incapazes de conceber uma vida sem os direitos e liberdades com que já nasceram, para eles banais, enquanto muitos dos mais velhos, perante uma realidade crivada de bem-sucedidos exemplos de injustiça, oportunismo, demagogia e vício, declinam e descrêem do seu direito a uma sociedade mais desenvolvida e participativa.

Visto que calar é consentir, hoje mais que nunca, urge estar atento e vigiar o recurso às habituais manipulações de factos, num jogo de forças que fatalmente esmagam como insectos os incautos. Pelo menos, é o que a lição da História continuamente nos relembra.
O esforço de aqui escrever é uma resistência contra essa essas forças, sejam elas manifestamente poderosas, ou outras, sobretudo quando para lembrar o 25 de Abril há quem estabeleça como prioridade a inauguração a todo o custo um monumento a ele alusivo, e não o espírito de respeito democrático que a ele deveria estar associado.

Um orador, ao usar da palavra, na sessão extraordinária comemorativa da data Assembleia Municipal de Almeida, fazendo algumas considerações sobre os valores que considerava relevantes nesta comemoração, rematou congratulando-se com a construção do referido monumento, acrescentando, nesse ponto quanto a mim inoportunamente, “apesar da discordância por parte de alguns membros da AM alegando razões estéticas ou financeiras”. A imprecisão do conteúdo da afirmação não poderia passar em branco, vendo-me forçada a intervir, quando julguei que desta vez iria lá apenas para escutar.

Registo o facto, habituada já às tentativas distorsoras, apesar do que está escrito numa acta da AM, unanimemente aprovada após respectiva discussão, com parágrafos a propósito do monumento ao 25 de Abril que se pretende implantar no Largo do mesmo nome em Almeida junto às Portas de S. Francisco. De uma vez por todas, apesar da divergência que possa existir, e que é perfeitamente natural quanto à apreciação estética do monumento previsto, o que foi sublinhado na AM, para que fique bem claro, NÃO FOI O MONUMENTO AO 25 DE ABRIL!

O que foi, é e será sempre questionável é O CARÁCTER IMPOSITIVO DO MONUMENTO AO 25 DE ABRIL numa zona de salvaguarda à Fortaleza de Almeida, sobrepondo-se à importância à do acesso e esplanada Histórica, local onde se efectuavam as paradas, cerimónias de despedida e chegada dos soldados em tempos de guerra, memória essencial para compreender a importância do contexto em que se insere a Praça-Forte. Poucos terão dúvidas quanto à necessidade de um arranjo do Largo em questão, ou quanto ao cumprimento da vontade, já antiga, dos almeidenses em erigir um monumento alusivo ao 25 de Abril. Contudo, ao implantar-se um monumento daquela forma, vai-se afectar de forma profunda e muito penalizadora a leitura da chegada à Fortaleza.
Lamentavelmente a decisão do projecto nem sequer passou por uma apresentação de ideias com respectivo debate que permitisse auscultar a expressão e sensibilidade da vontade dos almeidenses. Foi decidido, desenhou-se, contratou-se um escultor que até rematou ostensivamente que “Queria é que os almeidenses fossem muito felizes!”, contrai-se um empréstimo com uma verba prevista de quase um milhão de euros para a execução da obra e pronto, está decidido. Por estas características, o monumento tornou-se tudo menos um monumento genuíno ao espírito do 25 de Abril. E isso é bem evidente.

E se mais dúvidas havia, constate-se a total indiferença, se não desprezo dos almeidenses à cerimónia evocativa no Largo 25 de Abril em que, apesar dos cartazes espalhados pela Vila, da parada organizada com elementos dos bombeiros e elementos recriadores naquela que será provavelmente a última vez que o Largo possui aquela configuração desafogada, a população ignorou completamente o convite. Sinais dos tempos.

Lapa disse...

Deviam tê-lo encomendado ao mestre Eugénio Macedo. Assim já não havia críticas...

Anónimo disse...

25 de Abril, sempre!

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

"...O CARÁCTER IMPOSITIVO DO MONUMENTO AO 25 DE ABRIL...". Penso que evocar a data libertadora do jugo da ditadura fascista de Salazar e Caetano, é um IMPERATIVO; inclusivé, penso eu, no Municipio de Almeida.
"Lamentavelmente a decisão do projecto nem sequer passou por uma apresentação de ideias..."; que fez a oposição para tal exigir, neste sentido, na Assembleia Municipal?.
"Sinais dos tempos.", que muitas vezes reflectem (infelizmente) o comportamento desadequado de alguns políticos locais no seu quotidiano e até aquando Das campanhas eleitorais, e alguns até o "seu completo desaparecimento"; assim procedendo (alguns) como se sentirá o eleitor motivado, para dizer "presente" em cerimónias públicas em que efectivamente deveria estar mas profusamente representado?. Sinais dos tempos ...
Muitos estão no Poder porque assim para eles é mais fácil ... fazer, não própriamente por vocação, apelo, e até muito menos por convicção.

João Neves disse...

“...Monumento ao 25 de Abril...apesar da discordância por parte de alguns membros da AM alegando razões estéticas ou financeiras”
Desafio quem fez esta afirmação, que nomeie o nome de uma única pessoa,um único Deputado da Assembleia Municipal ou mesmo ex-membro da mesma, seja de que partido politico fôr, que alguma vez tenha afirmado que estaria contra o Monumento ao 25 de Abril.
De uma vez por todas, NUNCA NINGUÉM ESTEVE CONTRA O MONUMENTO EVOCATIVO AO 25 DE ABRIL.
Trata-se de falsear a questão, trata-se de uma descarada MENTIRA enfim trata-se de uma tentativa de continuar a atirar areia para os olhos dos Almeidenses.
Houve e continua a haver vozes contra a sua implantação naquele local, junto às portas de S. Francisco.Eu sou uma delas.
Razões? foram por imensas vezes nomeadas por diversas personalidades, em diversos locais, nomeadamente em plena Assembleia Municipal.

Termino, sublinhando mais uma vez: NUNCA NINGUÉM ESTEVE CONTRA O MONUMENTO AO 25 DE ABRIL.
CONTRA O LOCAL ESCOLHIDO PARA A SUA IMPLANTAÇÃO, É VERDADE SIM.

O futuro dirá quem tem razão.

Enviar um comentário