Feeds RSS

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Comemorações dos 200 Anos do Combate do Côa

Vai decorrer no dia 24 de Julho as Comemorações dos 200 Anos do Combate do Côa, com o seguinte programa:




A ponte, juntamente com o vale do Côa, forma um cenário magnífico para as recriações.
A ponte é uma construção do século XVII, sendo palco de uma das importantes e referenciadas batalhas da 3ª Invasão Francesa em 1810, tendo sido depois reedificada devido a profundos danos provocados pela Batalha do Côa.
De lamentar apenas que na comemoração de um evento desta importância, da extensa documentação que tem sido publicada e até com a inauguração de um Memorial a lembrar as vítimas da batalha, a ponte esteja classificada no sítio web da Câmara Municipal de Almeida como Ponte Romana.

http://www.cm-almeida.pt/documentosonline/InformaçãoMunicipal/Paginas/patrimonio_almeida.aspx



4 comentários:

Anónimo disse...

Vamos aguardar o sempre oportuno e abalizado comentário do comentador-mor da nossa praça, para depois, eventualmente emitirmos a nossa humilde opinião. Este é um tema de máxima importância: afinal a ponte sobre o Côa é romana, românico ou nem uma coisa nem outra? As sumidades camarárias e sus altamente qualificados colaboradores que, de uma vez por todas, se definam e usem a verdade acima de tudo: - Já estamos fartos de ser enganados com tanta pseudo-sabedoria!

Artur disse...

Então o senhor vereador da cultura, Senhor José Alberto que faça agora uma explicação a nós os ignorantes. Esse Senhor pelo pelouro que tem é que devia fazer um artigo e dar uma lição de cultura a todos nós.
Claro que agora virá o chicos espertos a dizer que aquilo foi uma maravilha,que estava cheio de gente, o jornal Praça Alta (ou será o boletim municipal????)também...e depois digam que não fazem nada...
Temos o que merecemos e o povo é quem mais ordena. Não votaram? então está votado!

Artur disse...

Mais um mamarracho em Almeida...até para o Rio Côa esta gente vai!quando o negócio chama mais alto. E onde andará a justiça e a fiscalização disto tudo? para onde nos levam?

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Recriar no local (Rio Côa) onde 24 de Julho de 1810, ocorreu mais uma Batalha da Guerra Peninsular, e onde as forças anglo-lusas eram muito menos que os cerca de 65.000 soldados comandados pelo Marechal Massena, a fim de evitarem o cerco a Almeida, penso que é relembrar um período alto da história Portuguesa como em especial a de Almeida, e é sobretudo mais um acto de Cultura.
Penso que estes actos evocatórios valorizam todo um Povo e até o próprio Municipio, que tem muita História, e até Património Arquitectónico, que certamente estará a trabalhar-se no sentido, da sua objectiva e mais divulgação.

Enviar um comentário