Feeds RSS

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Monumento ao Bombeiro em Almeida


Em baixo estão disponíveis duas hiperligações para os fóruns do escultor responsável pelo monumento ao Bombeiro em Almeida e autor também de outros obras que vão surgindo no nosso concelho.

http://eugeniomacedoescultor.blogspot.com/

http://sabugalquadrazaisfoios.blogspot.com/

24 comentários:

BBS disse...

É um grande artista que eu admiro. Almeida está de parabéns. E a do Agostinho da Silva?

Anónimo disse...

Não está em causa o artista, que pode dar largas à sua imaginação como quiser. Mas o resultado dessa imaginação assim esparramado em qualquer canto por Almeida, e não só, mostra bem como as coisas se fazem…
Que bem fica aquela manápula sobre a cabeça do pobre bombeiro naquele local provisório. Mas se é provisório, qual a pressa de o enfiar ali?
Que bem fala aquela manápula...

Eugénio Macedo disse...

Terrível é ter-se uma opinião e não ter-se nome,fica aqui o meu pesar pelo anonimato.A escultura está concluida e a muitos agrada.Parabéns Almeida pela aquisição desta bela escultura. Ina Alencar, Manaus, Brasil.

Anónimo disse...

Mais um mamarracho ajuntar aos que Almeida já tem... A "qualidade" dos mesmos está em razão directa da cultura de quem "daquilo" gosta e dá loas...

E cá vai mais um anonimato...Podia por o Joaquim das Iscas ou Tia Francisca...pouco importa, vai dar ao mesmo.

Anónimo disse...

Não critequem quem faz,o mundo já está cheio de parasitas e muitos anónimos,caramba estamos no século 21.Viva a iniciativa de quem adjudicou a obra ao mestre e parabéns Almeida está um espetáculo.Amei.Ines Figueira de Castelo Ridrigo

Anónimo disse...

Enquanto Almeida continua a montar e congratular-se com "espetáculos" deste tipo e qualidade, e com apaniguados (as) a cantar esses "espetáculos" bem vai a cultura pimba, tão ao gosto do povilhéu...Amén.

Lapa disse...

Comentarei oportunamente... Agora, não tenho tempo. Que canelas pensais mordiscar?

Anónimo disse...

Canelas? Mordiscar? Canídeos à solta?!...Nada disso...É apenas um artesão canteiro português cujas obras são ao gosto dos apreciadores da fancaria e com sensibilidade a tender para o naïf.

Anónimo disse...

Humhum estão assanhados.este é o Pais do Cutileiro,do Lagoa Henriques, mais pimba não existe e de quem mais lembrar para falar em pimbas,até tenho mais nomes mas,mais vale esquecer e dizer viva Almeida mais vale condenado por fazer doque não.Pelo que percebo isto é dor dos parasitas.Beijokas.

Anónimo disse...

Sim, há por aí muito pimba e muita pimbada. Estamos de acordo. Mas o bombeiro em pedra em Almeida coaduna-se com esse gosto, não há dúvida, não obstante haver quem goste. Fica muito bem a condizer com as muralhas e os novs mamarrachos. O que é preciso é fazer alguma coisa...nem que seja mal. Há muitos dinheiros públicos para esbanjar.
Agora cuidado com as beijokas, não vá também apanhar uma herpes dos parasitas. Ah, ah, ah!

lapa disse...

Quem rotula de pimba as obras do Mestre Eugénio Macedo só pode ter a sensibilidade embotada!
je suis desolé...com anónimos despeitados.

Anónimo disse...

Deixe pra lá, há quem goste também do Emanuel, Nel Monteiro ou Mestre Quim Barreiros. Não vou perder mais tempo. Por mim, a conversa é finita. Fini. Kaputt.

Anónimo disse...

Ó anónimo:
Um canteiro executa profissionalmente as obras que lhe encomendam. A criação artística fica, desta forma, limitada às ideias de quem paga. Não se pode julgar um artista, que você chamou depreciativamente "canteiro" - embora não tenha conseguido tal desiderato.
Mestre Eugénio Macedo é um dos artistas mais criativos e produtivos da História de Portugal, que está perfeitamente identificada e rotulada.

Tassebem disse...

"um dos artistas mais criativos e produtivos da História de Portugal"...??!! Tchhh...

A coisa nem se faz por menos. Então merecia melhor destaque do que um canto qualquer para enfiar obra tão... criativa! E os bombeiros de Almeida também mereciam melhor sorte do que serem homenageados numa auto-promoção tão óbvia da própria Direcção. É só ler a plaquinha...

Fixe pr'a todos meu. Tá-se bem!

... disse...

Agradeço a todos pela adesão e comentários que têm surgido, sejam anónimos ou identificados e que deram origem ao confronto de ideias e não apenas a uma linha de raciocínio, sendo esse o objectivo do blogue.
Pedia para não serem utilizadas palavras menos próprias ou comentários insultuosos. Defendemos a liberdade de expressão e a pluralidade de opiniões mas com respeito.

Maria disse...

Mas o monumento é para homenagear o bombeiro ou a actual direcção da Associação dos Bombeiros de Almeida?
Pelo que diz a placa, fico confusa.
Obrigado

Soldado da Paz disse...

Aquilo só representa o provincianismo, a saloice ou no minimo a falta de gosto de quem o mandou fazer.
E os nossos Bombeiros não sentirão vergonha por ver mais um mamarracho mesmo em frente do seu quartel?
Fica a questão.

Felizmente que adicionaram a placa identificativa de quem teve o mau gosto.

Filipe Antunes disse...

Ó soldado da guerra, a obra estava feita, ninguém a mandou fazer. O sítio onde foi colocada é que é provisório o monumento só lá está encostado por uns tempos, não se preocupe. Ficará bem em frente do novo quartel dos Bombeiros. A manápula é a mão do anjo que protege os bombeiros.

Anónimo disse...

ah,pois é!a mão do anjo que protege os bombeiros.
Estou a entender!
rsrsrsrsrsrs,só dá para isto.
Ó Filipe,rsrsrsrssr!

Santa Ovaia, Oliveira do Hospital disse...

E este?

Arguina disse...

Outro.

anónimo disse...

E o magnífico conjunto escultórico ilustrativo da capeia arraiana que o Mestre Eugénio Macedo está a esculpir, em granito, para Aldeia Velha- Sabugal?

Anónimo disse...

E o vitral que está a executar para o restaurante Robalo, no Sabuagal...? É obra.
É, de facto, um artista multifacetado tal como diz José Manuel de Aguiar há muitos anos.

Lapa disse...

Por cada obra que mestre Eugénio Macedo procria, cria ou esculpe, mais perceptível se torna a sua crescente preocupação de rigor, apuro e asseio na arte escultórica, doseando um classicismo, sabiamente assumido, com a modernidade merecedora de que lhe chamemos assim. Este monumento da capeia arraiana a edificar em Aldeia Velha – Sabugal, é mais um exemplo paradigmático.
Repare-se na delicadeza de formas, na leveza, na harmonia e beleza de que é capaz o cinzel deste Mestre.
É mais um conjunto escultórico que muito valoriza a estatuária sabugalense.
Intencionalmente não o descrevo para ser um incentivo para que os leitores o vão visitar ao vivo, no local onde se encontra. (Aldeia Velha- Sabugal.)
Depois, aproveitem para respirar o bom ar e degustem as iguarias gastronómicas nos variados restaurantes do concelho.

Enviar um comentário